Por: Lívio Abramo … Continue Reading >Gravuras em Assunção

Conheci pessoalmente pela primeira vez as gravuras de Guita Soifer somente um dia antes da inauguração de sua recente exposição na Galeria do Centro de Estudos Brasileiros em Assunção.

Devo dizer ainda que só conheci os vinte trabalhos expostos em Assunção mas que, de todas as maneiras, posso dizer que tenho da obra artística de Guita Soifer uma idéia suficiente para fazer esta apresentação.

Antes de mais nada, Guita possui excelente domínio da técnica da gravura sobre metal mais que suficiente para permitir-lhe muito maior audácia das soluções em que o efeito final da obra de arte exige um grau de expressividade muito mais intensa. Há gravuras em que a densidade e expressividade da obra não correspondem à emocional da artista. Timidez, talvez, pois em outros trabalhos em que forma e conteúdo estão perfeitamente à altura da emoção que as criou – principalmente nos belos e perfeitos trabalhos nos quais Guita acrescenta a força da água forte à sensibilidade única do verniz mole. Nestes últimos trabalhos Guita Soifer encontra o caminho para uma plena e convincente capacidade de expressão quando emprega as três técnicas fundamentais da gravura sobre metal: talvez sua sensibilidade exija o máximo que a técnica possa dar para poder expressar-se da belíssima maneira em que o faz em vários de seus trabalhos.

Lívio Abramo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *