Inconsciente Inesgotável
Espaço Cultural INC – 2021
Inconsciente Inesgotável
Jefherson Maiczak
Se a medicina cuida do corpo físico, a arte é o tratamento para a alma.
É nela que podemos traduzir o nosso inconsciente de forma inesgotável, onde nem tudo tem a aparência que se espera.
Em um mundo em que tudo precisa ter uma serventia e estar sempre funcionando perfeitamente, é na artes e em sua aparente falta de função que encontramos o escape, materializamos o impalpável e objetificamos nossas vivências.
Nesta exposição apresentamos três frentes diferentes, nas quais a criação é um organismo vivo e as memórias são palpáveis:
As gravuras da década de 80 e 90 apresentam a experimentação das técnicas clássicas de reprodução. Com cada impressão sendo uma obra única, se desafia a própria linguagem.
Cada gravura deixa de ser peça de uma série de reproduções idênticas, e se torna um capítulo único de uma história.
Os objetos de resina transformam em matéria imagens da mente. Peças oníricas, que a partir das mãos da artista, tomam formas indefinidas, porém vivas, e assim materializam sua mente inquieta.
Por último temos os anti-retratos – imagens de uma figura oculta. Na era da auto-exposição e da selfie, a nossa imagem se torna corriqueira e se transforma em um produto. Talvez então haja mais o que ser dito quando seu rosto não está à mostra.
A arte é a voz de Guita Soifer, um grito sobre o que não é possível ser dito de outra forma e deve ser por isso que ela nunca para de criar. Esses processos nunca terminam, porque são inesgotáveis as maneiras de materializar o nosso inconsciente.
Jefherson Maiczak
Curador