Gravuras em Assunção

Lívio Abramo

Conheci pessoalmente pela primeira vez as gravuras de Guita Soifer somente um dia antes da inauguração de
sua recente exposição na Galeria do Centro de Estudos Brasileiros em Assunção.
Devo dizer ainda que só conheci os vinte trabalhos expostos em Assunção mas que, de todas as maneiras,
posso dizer que tenho da obra artística de Guita Soifer uma idéia suficiente para fazer esta apresentação.

Antes de mais nada, Guita possui excelente domínio da técnica da gravura sobre metal mais que suficiente para
permitir-lhe muito maior audácia das soluções em que o efeito final da obra de arte exige um grau de
expressividade muito mais intensa. Há gravuras em que a densidade e expressividade da obra não
correspondem à emocional da artista. Timidez, talvez, pois em outros trabalhos em que forma e conteúdo estão
perfeitamente à altura da emoção que as criou – principalmente nos belos e perfeitos trabalhos nos quais Guita
acrescenta a força da água forte à sensibilidade única do verniz mole. Nestes últimos trabalhos Guita Soifer
encontra o caminho para uma plena e convincente capacidade de expressão quando emprega as três técnicas
fundamentais da gravura sobre metal: talvez sua sensibilidade exija o máximo que a técnica possa dar para
poder expressar-se da belíssima maneira em que o faz em vários de seus trabalhos.